Não poderia deixar de ser registrada a figura de Antonio Diederichsen, o maior financiador de nossa Instituição, que culminou com a doação de um grande edifício no Centro de Ribeirão Preto com renda revertida para a Santa Casa.
Durante todos estes anos a Santa Casa vem mantendo uma média histórica de atendimentos na seguinte proporção: 70% de pacientes previdenciários ou não pagantes e 30% de pacientes conveniados ou particulares.
O inicio das atividades da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo fez da Santa Casa de Ribeirão Preto o primeiro Hospital Escola de nossa cidade.
A partir de 07 de março de 1.942 sob a supervisão do Dr. Luis Tarquínio Lopes iniciou-se a formação de especialistas na área de Ortopedia e Traumatologia.
A seguir foram sendo formados Programas de Especialização nas áreas de Anestesia, Cirurgia Geral, Cardiologia e Ginecologia e Obstetrícia.
A Instalação da Comissão de Residência Médica da Santa Casa de Ribeirão Preto ocorreu no dia 03 de junho de 2.003 de acordo com a legislação vigente na época e registrada em ata.
Inicialmente foram aprovadas pela Comissão Nacional de Residência Médica a abertura de 18 vagas nas áreas de Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Otorrinolaringologia, Anestesia, Urologia, Cirurgia Vascular, Medicina Intensiva, Cardiologia e Pneumologia.
Hoje a Santa Casa oferece Programas de Residência Médicas em 15 áreas com o ingresso de 72 residentes por ano, através de Concurso realizado através de Empresas Especializadas nesta área garantido assim a lisura de todo o processo seletivo, nossa preocupação maior desde o início das atividades da COREME.
Nosso compromisso maior é o aperfeiçoamento constante dos Programas de Residência Médica associando ensino e assistência com a incorporação das mais modernas tecnologias em beneficio de todos.