Seguindo a filosofia filantrópica do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, nasceu o Serviço de Ortopedia e Traumatologia em 07 de Março de 1942, com o Dr. Luiz Tarquínio de Assis Lopes como responsável pelas primeiras atividades clínicas e que em 1952 também prestaria importante colaboração nos primeiros passos da Ortopedia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).
Em 1962, a Associação Paulista de Medicina credenciou o Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa para a formação de especialistas, conquista outorgada ao esforço do já reconhecido Dr. Luiz Tarquínio de Assis Lopes na Ortopedia Brasileira, que posteriormente se difundiria para fora do país através dos seus discípulos. Esta conquista permaneceu até 1994, ano em que ocorreu o seu falecimento.
Em 1995 o grande esforço foi assumido pelo Dr. Andrés Edgar Rodriguez Fuentes que deu início a um trabalho influenciado pela rígida disciplina e respeito aos princípios da ortopedia até que em 2000, estimulados pela história e pelo impulso acadêmico do Prof. Rodriguez, assumiram mais um compromisso de valor, o de transmitir os conhecimentos adquiridos, conseguindo o recredenciamento da Residência Médica pela SBOT para formar especialistas, que até hoje vêm se destacando na prova para obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT).
O Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, hoje chefiado pelo Dr. Paulo Henrique de Castro Correa, fruto de um histórico de 75 anos, está dedicado ao ensino, pesquisa e assistência de elevado nível à população mantendo as mesmas diretrizes e princípios desde a sua fundação em 1942.
Oferece anualmente 6 vagas anuais credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) de acordo com o Parecer CNRM nº 341/2013 de 07/02/2013.
Programa com duração de 03 anos.